DestaquesPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia formação de equipe que atuará no núcleo de atendimento aos estudantes com altas habilidades

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta segunda-feira, 22/6, a formação da equipe que atuará no Núcleo de Atendimento Municipal às Altas Habilidades/Superdotação (Namah/S). O encontro ocorreu na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul da capital.

O objetivo é preparar os profissionais para identificar, acolher e potencializar as habilidades dos estudantes, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto os socioemocionais.

A formação reúne servidores da Semed e da UEA, que participaram de uma programação voltada ao desenvolvimento de práticas pedagógicas humanizadas e ao aprofundamento dos conhecimentos sobre as especificidades desse público.

Durante a abertura, a coordenadora do Namah/S, Hercilaine Oliveira, destacou que a implantação do núcleo amplia a atenção destinada aos estudantes com altas habilidades/superdotação.

“Essa formação aborda os processos de humanização na educação, para que os servidores compreendam como a criança com altas habilidades pensa, sente e age. É um momento dinâmico e vivencial, voltado ao acolhimento e à construção de um atendimento cada vez mais qualificado”, destacou.

A programação contou ainda com a participação da professora da UEA e formadora, Carol Cecília, que compartilhou experiências sobre o atendimento educacional especializado desenvolvido com estudantes com altas habilidades.

Segundo a professora, a formação contempla atividades teóricas e práticas para preparar os profissionais para os desafios do atendimento especializado. “Temos uma didática específica para esse público. Hoje, apresentamos um panorama geral de como desenvolvemos esse trabalho tanto na teoria quanto na prática. A formação seguirá com outros encontros, sempre considerando que as necessidades dessas crianças vão além do aspecto cognitivo, abrangendo também questões emocionais”, explicou.

Participando da formação, Magali Briceno Lopes ressaltou que este é o primeiro movimento formativo da equipe que integrará o núcleo e destacou que o acolhimento será um dos pilares do trabalho desenvolvido. “Este é um marco para a educação municipal.

A Semed está dando visibilidade a um público que precisa de acolhimento e atenção. Estamos capacitando a equipe que atuará no Núcleo de Atendimento às Altas Habilidades/Superdotação para que tenha um olhar humano, acolhedor, científico e tecnológico voltado aos estudantes da rede municipal de ensino”, afirmou.

— — —

Texto – Alexandre Abreu/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed