Prefeitura de Manaus inicia curso de Uso Diferenciado da Força e amplia capacitação da Guarda Municipal
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, nesta segunda-feira, 22/6, ao curso de Uso Diferenciado da Força, voltado à capacitação dos agentes da Guarda Municipal de Manaus (GMM), realizado na Casa Militar, no bairro Compensa, zona Oeste da capital.
A formação integra as ações do programa “Município Mais Seguro”, iniciativa do governo federal, em parceria com o município, formalizada em 9 de junho, com foco no fortalecimento da segurança pública municipal por meio de qualificação técnica e investimentos em equipamentos.
O curso conta com instruções teóricas e práticas voltadas ao aprimoramento técnico e operacional dos agentes. Durante a capacitação, os servidores participarão de treinamentos sobre uso legal e proporcional da força, técnicas de imobilização, contenção policial e emprego de equipamentos de menor potencial ofensivo.
A formação reúne 11 instrutores de diferentes regiões do país, com representantes de instituições de segurança pública de diversos Estados, que irão ministrar conteúdos voltados ao uso legal, proporcional e técnico da força, além de técnicas de tomada de decisão e utilização de tecnologias de incapacitação neuromuscular.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, destacou que o início da capacitação representa a materialização de um compromisso firmado entre o município e o governo federal para o fortalecimento da Guarda Municipal.
“Hoje, começamos a materializar e colocar em prática a pactuação firmada entre a Prefeitura de Manaus e o governo federal, por meio do programa ‘Município Mais Seguro’. Esse projeto reforça aquilo em que acreditamos: investir nas pessoas e na capacitação continuada dos nossos servidores. O curso de Uso Diferenciado da Força fortalece princípios fundamentais como legalidade, proporcionalidade e, acima de tudo, a preservação da vida”, afirmou o secretário.
A comandante da Guarda Municipal de Manaus, Francilene Bezerra, reforçou que a capacitação fortalece a integração e o preparo da corporação.
“Esse curso tem como objetivo colocar em prática todo o aprendizado e continuar investindo na qualificação dos nossos servidores. Participam guardas de diversos grupamentos, como Romu, Guardiã Maria da Penha, Patrulhamento Ambiental e efetivo convencional. Após a capacitação, eles atuarão como multiplicadores, compartilhando esse conhecimento com toda a corporação”, ressaltou.
O secretário adjunto de Segurança Urbana de Guarulhos (SP), Francisco Borotta, explicou a proposta do programa e os benefícios diretos para as guardas municipais dos municípios contemplados.
“O programa visa capacitar os agentes das guardas municipais dos municípios que aderem à iniciativa, oferecendo formação e também equipamentos para fortalecer as políticas de segurança pública locais. Manaus foi escolhida dentro dessa pactuação e, ao longo da semana, 11 instrutores estarão conduzindo essa capacitação”, explicou.
O tenente Filho, da Polícia Militar de Pernambuco, ressaltou que a proposta é padronizar o treinamento em nível nacional. “O curso aborda processo de tomada de decisão e uso de arma eletroeletrônica de incapacitação neuromuscular, com o objetivo de capacitar, nivelar e fortalecer a doutrina das guardas municipais em todo o Brasil”, afirmou.
Já o segundo-sargento Anderson Reis, da Polícia Militar do Distrito Federal, enfatizou a importância da formação prática no cotidiano operacional. “As técnicas de imobilização e contenção policial são fundamentais para o profissional de segurança pública. Esse treinamento contribui para uma atuação mais segura, eficiente e técnica em situações que exijam o uso da força”, declarou.
Para o guarda municipal Luiz Flávio, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a capacitação representa um marco importante para a corporação. “Estamos recebendo uma qualificação extremamente importante, com base em regulamentação legal para o uso de equipamentos como espargidores e armas de incapacitação neuromuscular. Esse conhecimento será essencial para aprimorar nossa atuação em diferentes tipos de ocorrência”, destacou.
Os guardas municipais selecionados pertencem a diferentes setores operacionais da corporação e, ao final do curso, serão responsáveis por disseminar internamente os conhecimentos adquiridos, fortalecendo a padronização operacional e contribuindo para uma Guarda Municipal cada vez mais preparada, técnica e integrada ao sistema nacional de segurança pública.
— — —
Texto – Laís Fernandes/Semseg
Fotos – João Marcos/Semseg

